Li uma reportagem sobre "Turismo Espacial: Primeira Viagem á Órbita da Lua será em 2015" de Sara Nanni de 28.06.2012". Que transcrevo na integra pois achei muito interessante.
Você já pensou em fazer uma viagem um pouco diferente? Quem sabe dar uma voltinha ao redor da Lua? Saiba que isso será possível em breve. Empresas de alguns países estão investindo nesse novo tipo de turismo, o turismo espacial. O custo de uma aventura espacial assusta, fica em torno de 159 milhões de dólares por cabeça, e com certeza será destinada a um publico bastante seleto.
Um exemplo dessa novidade são as expedições tripuladas ao redor da Lua, da empresa excalibur Almaz, da Inglaterra, que devem acontecer a partir de 2015. Para concretizar seus voos espaciais, a companhia teve que comprar quatro cápsulas e duas estações que pertencem á extinta União Soviética. Viajar em cápsulas antigas e ultrapassadas? Não exatamente. Os aparelhos receberam uma nova roupagem, com equipamentos mais modernos.
As naves da Escalibur terão capacidade para transportar apenas três tripulantes de cada vez, até a estação orbital, trazendo-os em seguinda para a Terra. Este será o passeio, já que ainda não é possivel descer da nave para caminhar na Lua. Mas pelo visto, isso não demora muito para acontecer. A expedição de teste está prevista para 2014.
Não será nada fácil para o turista comum aventurar-se pelo espaço. Além de muito dinheiro, a Escalibur informa que os interessados nesse tipo de viagem devem ter perfeita saúde fisica e mental, além de participarem de um treinamento que irá durar no mínimo 1 ano.
Outra empresa que está investindo nesse novo ramo do turismo, é a americana Space Adventures. Ela usará um poderoso foguete russo do tipo Soyus para levar seus tripulantes á órbita lunar.
No vôo inaugural da Space, que deve acontecer em 2017, caberão apenas duas pessoas. E não pense que ninguém será capaz de pagar por essa viagem pra lá de exótica. Uma éssoa já reservou seu lugar e pagou o valor de 150 milhões de dólares sem achar tão caro assim.
No roteiro estão inclusos orbitar a Lua algumas vezes e depois voltar á Terra, o que leva 9 dias. Mas há a possibilidade de um pacote extra, com direito á parada na Estação Espacial, que pode durar até três semanas.
"Brasileiro no Espaço"
O astronauta brasileiro Marcos Pontes lançou na Adventure Sports Fair 2012 a sua nova agência de viagens espaciais. Os carros chefes do negócio de Pontes serão o turismo espacial e voos em avoões de caça subsônico (L-39) e supersônico (MIG-29), que oferecem a experiência de observar a Terra pela estratosfera.
Os treinamentos sãoimprescindíveis para quem quer fazer viagens desse tipo, mesmo que seja apenas para passear. E poder receber o treinamento de um astronauta experiente no Brasil é algo inusitado.
"Neste exato momento toda a infraestrutura necessária para a execução de voos turisticos suborbitais está sendo desenvolvida e testada em diversos locais do planeta, por empresas de ponta na tecnologia aeroespacial", avalia Pontes, que avisa aos interessados em ver a Terra e a Lua do espaço: "è melhor não deixar para a última hora, correndo o risco de haver uma enorme espera quando os vovos iniciarem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário