domingo, 10 de novembro de 2013

Tarefas importantes e tarefas urgêntes.




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O Combate a Urgências é fundamental para a concentração de tempo nas importâncias.
Para combater as "Urgências" é necessário que:
  • Evite sempre o uso da palavra NÃO;
  • Transfira para outra pessoa o atendimento;
  • Determine o  momento que você vai resolver o problema do outro.
 
O que é inesperado não é necessariamente importante! Diante do inesperado, resista a tentação de execução imediata, procurando antes identificar a importância ou urgência da tarefa.
 
Ordem

As pessoas têm mania de guardar coisas sob o pretexto de talvez precisar delas mais tarde. No entanto, deve-se guardar somente o que realmente é importante e pode ser útil mais tarde.

Há um conceito de que a desordem instiga a criatividade, o que não é verdade. Segundo o "Wall Stret Journal" as pessoas passam em média 6 (seis) semanas por ano procurando coisas no escritório.
 
Além da ordem ajudar no acesso ás informações de maneira rápida, possibilita um ambiente confortável, e isto ajuda a aumentar a produtividade.
 
Para trato dos papéis, usa-se o sistema de bandejas, sendo uma para entrada de documentos, uma de pendências e outra para saídas.
 
Entrada: Assuntos novos; materiais ainda não analisados a serem tratados.
Pendências: Aqueles que não podem ser resolvidos de momento; não podem ficar mais de 24 ou 48 horas pendentes.
Saída: Assuntos já resolvidos, aqueles que já podem ser arquivados ou eliminados.

Um outro ponto crucial é a eficiência, eficácia e rapidez no trabalho, é necessário ter-se todo o material, ferramentas funcionando perfeitamente e saber-se utilizá-los. Esses materiais vão desde clips, grampeadores e tesouras até copiadoras, fax e computadores. É sempre bom manter-se atualizado acerca de novas ferramentas de trabalho que surgem.

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Arquivos
 
Os arquivos devem estar divididos em arquivos de trabalhos do momento, arquivos de referência e arquivo morto.
Arquivos de trabalho: São aqueles em que se trabalham nos projetos atuais. Devem estar sempre á mão, de fácil acesso como telefones, códigos, politica da empresa, endereços, etc. Depois de serem discutidos (reuniões), há os arquivos de rotina e os de acompanhamento que devem ser divididos de 01 a 12 (representando os meses do ano) e outra parte de 01 a 31 (representando os dias do mês); Nestes devem ser colocados aqueles trabalhos diários, substituindo-se lembretes escritos em papéis por anotações na agenda e coloca-se cada arquivo no dia correspondente do mês a ser tratado.

Arquivos de referência: São os projetos futuros e passados, informações sobre os recursos da empresa, informações sobre o pessoal, dados administrativos, verbas, contas de clientes. Procura-se guardar o que é necessário e, se for possível, entregar documentos a outras pessoas que seja mais conveniente.

Arquivo morto: Normalmente, arquivos de até 3 (tres) anos, para fins jurídicos e tributários da empresa. Para os arquivos eletrônicos, é muito útil distribuí-los em pastas a serem criadas por categorias, de acordo com o tipo de arquivo e o tipo de aplicativos existentes.

As mensagens do correio eletrônico devem ser filtradas logo na tela, selecionando os relevantes, apagando as mensagens inúteis e se for realmente preciso, guardá-las. Porém as que não precisarem ser guardadas devem ser logo apagadas para que não fiquem ocupando espaço.

Fonte: Administração do tempo de Fernando Augusto.
 

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