quarta-feira, 2 de março de 2011

Gálatas 3

A experiência Cristã

Ó gálatas insensatos, quem vos fascinou, a vós ante cujos olhos foi desenhada a imgem de Jesus Cristo crucificado? Só isso quero saber de vós: foi pelas obras da Lei que recebestes o Espírito ou pela adesão á fé? Sois tão insensatos que, tendo começado com o espirito, agora acabais na carne? Foi em vão que experimentastes tão grande coisas? Se é que foi em vão! Aquele que vos concede o Espirito opera milagres entre vós o faz pelas obras da Lei ou pela adesão á fé?

Testemunho da Escritura: a fé e a Lei.

Foi assim que Abraão creu em Deus e isto lhe foi levado em conta de justiça. Sabei, portanto, que os que são pela fé são filhos de Abraão. Prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, a Escritura preanunciou a Abraão esta boa nova: Em ti serão abençoadas todas as nações. De modo que os que são pela fé são abençoados juntamente com Abraão que teve fé.

E os que são pelas obras da Lei, esses estão debaixo de maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que não se atém a todas as precrições que estão no livro da Lei para serem praticadas. E que pela Lei ninguém se justifica diante de Deus é evidente, pois o justo viverá pela fé. Ora a Lei não é pela fé, mas: quem pratica essas coisas por elas viverá pela fé. Ora a Lei não é pela fé, mas quem pratica essas coisas por elas viverá. Cristo nos remiu da maldição da Lei tornando-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro, a fim de que a benção de Abraão em Cristo Jesus se estenda aos gentios, e para que, pela fá, recebamos o Espirito prometido.  

A Lei não invalidou a promessa.

Irmãos, falo como homem: mesmo um tetamento humano, legitimamente feito, ninguém o pode invalidar nem modificar. Ora, as promessas foram asseguradas á Abraão e á sua descendência. Não diz: e aos descendentes, como referindo-se a muitos mas como a um só: e á tua descendência, que é Cristo. Ora, eu digo: uma Lei vinda quatrocentos e trinta anos depois não invalida um testamento anterior, legitimamente feito por Deus, de modo a tornar nula a promessa. Porque se a herança vem pela Lei, já não é pela promessa. Ora, é pela promessa que Deus agraciou a Abraão. 

Papel da Lei

Por que, então, a Lei? Foi acrescentada em vista das transgressões - até que viesse a descendência, a quem fora feita a promessa - promulgada por anjos, pela mão de um mediador. Ora, não existe mediador quando se trata de um só, e Deus é um só. Então a Lei é contra as promessas de Deus? De modo algum! Se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, então sim, realmente a justiça viria da Lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, pela fé em Jesus Cristo, fosse concedidaaos que crêem.

Advento da fé.

Antes que chegasse a fé, nós éramos guardados sob a tutela da Lei para a fé que haveria de se revelar. Assim a Lei se tornou nosso pedagogo até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Chegada, porém, a fé em Cristo Jesus, pois todos vós que fostes batisados em Cristo, vos vestistes de Cristo. Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem sem mulher; pois todos vós sois um só em Cristo Jesus. E se vós sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.


Nenhum comentário: