Você pode administrar melhor o seu tempo?
Uma
das coisas mais indefiníveis e paradoxais é o tempo: o tempo passado ficou pra
traz, o tempo futuro vai chegar, e o tempo presente já já se torna passado,
como se fosse algo que agora existisse e num instante não existe mais.
Com
algo que chamamos de “Trabalho Inteligente” o individuo poderá produzir muito
mais com o menor esforço, fazendo alguns pequenos ajustes, isso pode ser
alcançado quase que de imediato.
Saiba
como administrar uma agenda do tempo.
Faça
uma agenda do tempo assim você poderá identificar com precisão como é distribuído
seu tempo. Determine um percentual de seu tempo em cada uma de suas atividades.
Jamais
conseguiremos controlar nosso tempo se não soubermos exatamente como o estamos
utilizando.
Achamos
que não sabemos como utilizamos o nosso tempo, mas nem sempre isso é verdade. Se
priorizarmos as tarefas que realmente são importantes e que nos trazem maiores
resultados, deixando para depois aquelas que são mais fáceis de executar!
O
primeiro passo que devemos dar é avaliar a forma como utilizamos o nosso tempo.
Após essa avaliação devemos questionar: Como poderia executar as tarefas mais
importantes com mais freqüência e eficiência? Será que os resultados seriam
melhores se eu passe o meu tempo trabalhando em alguma outra atividade?
Os
colegas de trabalhos geralmente têm o costume de passar assuntos, tarefas e materiais
que não dizem respeito á sua atividade principal, que é o seu foco, essa atitude
de seus colegas deve ser imediatamente bloqueada. Não permita que nada fique entulhando
a sua mesa de trabalho ou caixa posta de e.mails. Evite sempre dar respostas como:
Assim que souber de alguma coisa lhe informo. Ou dou um retorno depois. Faça que,
com as suas informações, as pessoas façam suas pesquisas sozinhas evitando assim
de ser intermediário.
Para
saber se você está utilizando seu tempo corretamente deve: Primeiramente verificar
como ele está sendo empregado. Quando o tempo é registrado em uma tabela de tempo,
aí, que aparece como tão mal seu tempo está sendo utilizado.
Vejam
a seguir algumas situações comuns observadas numa tabela de tempo:
- Decisões sobre assuntos importantes;
- Conversas telefônicas que se estendem demasiadamente;
- Períodos de interrupções constantes;
- Concentração em assuntos poucos importantes;
- Períodos de “escravidão ao papel”, onde se manuseiam muitos papéis sem
- importância;
- Falta de tempo para pensar e planejar, ficando escravo da rotina;
- Períodos de grandes atividades consertando ou refazendo atividades
- interiores.
Para
efetivamente avaliar a utilização do tempo, é necessário questionar o efetivo
uso do mesmo.
Veja o proximo post: