quarta-feira, 9 de maio de 2012



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Cerca de 1 em cada 4 consumidores, que compram ao menos trimestralmente on-line e acessaram suas contas do Facebook ao menos uma vez por mês, compraram por influência de recomendações de amigos na rede social, segundo um estudo divulgado em março de 2012 pela Sociable Labs (Clique aqui para ler). 62% dos consumidores afirmam ter lido comentários de amigos no Facebook sobre produtos que compraram, enquanto três quartos clicaram no link do comentário que falava sobre a mercadoria. Uma vez que no site do varejista, 53% compraram o item que acabaram de conhecer através do comentário de seu amigo.
Quando compartilham, consumidores querem que amigos usufruam da mesma oferta
Dentre os principais motivos para compartilhar mercadorias de varejistas na rede social, a possibilidade de seus amigos comprarem o mesmo produto ou terem acesso a mesma promoção foi a mais citada (41%). Cerca de um quarto afirmam que eles queriam dividir as razões pelas quais escolheram o produto. Entretanto, os comentários que mais interessaram seus amigos / leitores foram aqueles que detalharam as razões que levaram a escolher determinado produto (43%), além dos que ofereciam descontos ou ofertas (41%).
Varejistas devem se comprometer com o social commerce
Existem grandes oportunidades para varejistas dispostos a “socializar” sua plataforma de e-commerce, sugere o relatório. De fato, mais de 3 em cada 5 pessoas responderam que era possível permanecer e fazer compras em um site de comércio se as atividades de seus amigos fossem mostradas neste ambiente. Além disso, 57% estão dispostos a comprar de e-varejistas se eles pudessem ver uma lista mostrando as mercadorias que seus amigos estão comprando.
Outros dados importantes
Um dos principais entraves citados pelos entrevistados ao compartilhar suas compras no Facebook é a crença que esta é uma atividade trivial, pois eles não gostariam que seus amigos pensassem que eles estão impondo algum produto. De fato, quase três quartos dos entrevistados disseram que são mais a favor de compartilhar se essas informações fossem mantidas no site do varejista e não fossem replicadas no feed de sua página do Facebook.
O beneficio mais citado por consumidores em relação à integração de recursos de comércio social em plataformas de e-commerce foi a oportunidade de visualizar o que seus amigos tinham comprado, o que tornaria possível saber a quem pedir uma opinião. Além disso, cerca de um quarto afirmam que confiaria mais em sites que oferecem este recurso.
48% dos entrevistados disseram que os comentários de amigos compartilhados no Facebook foram extremamente ou muito úteis quando eles estavam procurando por um produto durante o processo de compra, mas atrás quando comparados aos que afirmaram o mesmo para suas pesquisas na página de busca do Google (49%).
Fonte: ecommercenews.com.br


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